
Santa Maria recebeu, nesta terça-feira, o primeiro profissional que passa a atuar pelo Programa Mais Médicos no lugar da profissional cubana que atendia na unidade de Arroio do Só. Segundo a Secretaria de Saúde, o profissional se apresentou ontem e começou a atender hoje.
Além dele, Santa Maria aguarda mais dois profissionais que se inscreveram para atuar na unidade da Vila Kennedy. Até o final da tarde desta terça-feira, os profissionais ainda não tinham se apresentado.
Pronto-Socorro do Husm está com atendimentos restritos há seis dias
Em toda a Região Central, 60 profissionais cubanos deixaram de atender a população nos últimos dias, após o anúncio da saída dos estrangeiros do programa.
NOVO EDITAL
O edital para inscrições para o programa vai até o dia 7 de dezembro e os profissionais inscritos têm até o dia 14 para se apresentar. O Ministério da Saúde estuda lançar um outro edital para preencher as vagas nos locais que os profissionais não se apresentarem. Até esta terça-feira, de acordo com o ministério, 97% das vagas estariam preenchidas, pelas inscrições, mas cerca 0,5% dos profissionais teriam se apresentado às unidades de saúde, secretarias e prefeituras.
Para Santa Maria e outros 25 municípios da região, o edital prevê 57 vagas.
*Colaborou Janaína Wille